domingo, 21 de abril de 2013

Sybilla Seelig (filha de Jacob Seelig e Fillippina Gehan)

Sybilla Seelig chegou ao Brasil com 06 anos de idade, vinda de região norte da Alemanha, denominada Schleswig-Holstein, junto com seus pais Jacob Seelig Fillippina Gehan. Ao chegar ao Brasil, se estabeleceu com sua família no norte da região de de São Vendelino/Alto Feliz, local hoje denominado Santa Clara.
Temos poucas informações até agora sobre Sybilla. Sabe-se que casou com Maximiliano Nabaro (ou Navarro - sobrenome aparentemente de origem espânica), mas não se sabe ao certo quando. Pela origem do sobrenome de seu marido, é possível que ela tenha passado parte de sua vida adulta, após se casar, fora da região onde moravam seus pais, que é predominantemente habitada por descendentes de alemães. Porém, quando tinha 58 anos de idade, no dia 01 de abril de 1911, já estava viúva, se casando nesta data com seu cunhado (também viúvo, de Franciska Seelig), João Henrique Meier, em São Pedro da Serra, conforme registro (clique aqui). O registro de casamento explica que ambos já viviam sobre o mesmo teto, porém ela sendo apenas cozinheira de João Henrique antes de se casarem.
A pesquisadora Maria Lúcia V.F. Benites afirma que Sybilla se encontra sepultada no Cemitério São José, em Porto Alegre. Nenhuma mais informação temos a respeito de Sybilla Seelig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário