sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Todos os Seelig do Brasil são parentes?

Esta foi uma pergunta que também me fiz logo no começo das pesquisas. Porém até agora não encontramos qualquer evidencia de que Jacob Seelig (Schleswig-Holstein para São Vendelino/Alto Feliz) e Friedrich Seelig (Stralsund Pomerânia para Sinimbu) possuiam algum grau de parentesco.

Apesar de ambos viverem no norte da Alemanha, nasceram a aproximadamente 350 km de distância (relativamente distante, considerando os meios de transporte da época). Além disso, uma família era católica e a outra evangélica luterana.

Por outro lado, o sobrenome Seelig não é um sobrenome comum, nem mesmo na Alemanha (uma consulta na lista telefônica revela existir mais "Silva" do que "Seelig" na Alemanha). A tradução do mesmo seria "Abençoado" ou "Bem-aventurado". Existem ainda o sobrenome Gottseelig (Abençoado por Deus), inclusive com pessoas sepultadas no cemitério de Montenegro/RS.



Ao se pesquisar o site http://worldnames.publicprofiler.org/ com o sobrenome Seelig, nota-se que existe uma concentração maior  no oeste da Alemanha, talvez por conta de ser uma região mais populosa também.
Ao chegar ao Brasil, por falta de conhecimento dos sacerdotes católicos e cartórios de registro civil (os registros da IECLB constumam ser mais exatos neste aspecto), o sobrenome por vezes foi modificado de Seelig para Selig, com supressão de um dos "e".

Existem ainda o registro de entrada de outros Seelig no Brasil, em época mais recente, com visto de turistas, mas não se sabe se permaneceram no Brasil ou não (ver em www.familysearch.org) 

Um comentário:

  1. Minha familia aparece vafias formas de escritas gostaria de saber se são da mesma familia por favor!Sillig,siles,silles,Silex,

    ResponderExcluir